RSS2.0

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Poderes do Superman



Você leitor vem aqui e se pergunta porque diabos eu fiz um post sobre os poderes do Superman, em razões bem simples eu te explico: primeiro, ele é um dos heróis que eu acho mais legais inclusive ele é um dos que fez com que eu nomeasse meu email daquele jeito; segundo ele tem a gama de poderes mais sensacional que um único herói conseguiu acumular; terceiro, o superman não é nenhum desconhecido, é um ícone mundial, merece o post. Aliás, se você olhar para a roupa dele é possível que lembre do chapolin colorado e não dá para levar a sério nenhum herói que se vista assim, mas o sr. Kent é legal. Enfim, vamos a ele, vou listar os poderes em nenhuma sequência específica.


Invulnerabilidade


Muito bem, uma das primeiras coisas que um inimigo do Superman vai descobrir antes de virar uma poça de sangue no chão, é que ele é invulnerável. Isso mesmo, o bandido desgraçado vai tentar tudo que é estratégia pra causar dano em nosso herói, apenas para descobrir que falhou miseravelmente. Observe que ele não recebeu o apelido de "homem de aço" à toa. Em seus vários: seriados, quadrinhos, filmes, animações, o superman constantemente se joga na frente de civis idiotas para salvá-los de sua própria burrice em ficar num local perigoso. Pra ele é tarefa comum ricochetear umas balas no peito. Ainda sim é possível fazer dano no superman, com alienígenas muito fortes como oponente ou enfraquecendo ele através de determinados artifícios como falarei lá na frente.


Super-Força


Já se tornou corriqueiro ver o nosso herói suspendendo carros, caminhões, aviões (sim), na verdade ele já ajudou ônibus espacial à pousar. Para você controlar um veículo desgovernado que é maior que você, é preciso uma certa força e ela tem que ser bem descomunal e exagerada. Vale salientar que não existe porta trancada pra ele, porque ele certamente consegue abrir e se não conseguir, é bem possível que ele abra a parede e entre assim mesmo. Não é fácil fugir desse cidadão.


Super-Velocidade


Sim, ele poderia ser conhecido como o flash azul de Metrópolis. Normalmente espera-se que um personagem muito forte seja também lento, mas não é o caso do Superman, ele é rápido e poucos podem competir em velocidade com ele. Se ele quiser, ele não vai ser visto, ele é rápido o suficiente pra isso. O homem de aço pode ser mais rápido do que uma bala entrar na frente dela e mudar sua trajetória ou segurá-la. Isso que é guarda-costas, Whitney Houston approves! Adicionalmente em algumas aparições do Superman mostra ele competindo com o Flash, assim como na imagem. Flash é um dos poucos que tem velocidade pra isso.


Vôo


Ele voa, então levantar obstáculos pelo chão não é muito útil porque o Superman pode fazer uma perseguição áerea atrás do seu alvo. Um dos primeiros heróis que podia voar, ele fez os homens manterem em mente ainda mais vivo o desejo de voar, mas infelizmente humanos só podem voar através de máquinas. Maldito Kryptoniano e suas vantagens.


Visão de Calor


O Superman possui uma visão de calor que as vezes sai como um fino laser e as vezes sai como um raio devastador. Ele já usou tanto para fins incendiários, para soldar e para cortar metal. É um poder bem apelativo, se ele quiser não deixa o inimigo nem chegar perto e ainda fura e toca fogo no pobre diabo que vier pra cima. Se os poderes parassem aqui, ele já seria muuuuito apelativo, mas como dizem os merchandistas: "Não é só isso!" =D


Super-Visão


Muita gente desconhece esse poder, mas o Superman pode tornar sua visão telescópica ou microscópica de acordo com a necessidade. Eu só me lembro de tê-lo visto fazer isso na série Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman. Enxergar a distância ou coisas muito pequenas é útil em algumas situações, mas provavelmente é o poder que menos faria falta ao homem de aço, pois não desconstruiria sua apelação tanto assim.


Visão de Raio-X


Certo, este é o terceiro tipo de visão do Kryptoniano e esta é bem útil. Como se esconder de um predador que consegue ver através de coisas sólidas? Difícil não é mesmo? Essa era a idéia, além de fazer uma máquina de bater muito, um caçador perfeito também, veloz, forte, perceptivo. Sob o efeito da kryptonita vermelha (a que deixa ele revoltado, talvez um dia eu poste os tipos de kryptonita) ele fez aquilo que todo homem sonha em fazer quando chega na adolescência, espiou banheiros femininos e olhou por baixo da roupa das mulheres. Superman, danadinho! =D


Super Sopro


Na verdade a maneira mais comum de ver esse poder era com o Superman esfriando alguma superfície com seu sopro, fosse pra solidificar, ou fosse pra facilitar a quebra depois, ou só pra baixar a temperatura mesmo. Esse poder tornava o Kal-El ainda mais versátil. Esse poder também é usado de uma outra forma, fazendo uma ventania, na verdade uma rajada de vento forte capaz de deter o avanço de alguma coisa ou mesmo colocá-la de volta para trás. Também é útil para evitar combate corpo-a-corpo embora somente raras vezes ele precisou evitar.


Super-Audição


Lembra que eu tinha falado que era um combo pra ser um mega-caçador? Pois é, se ele não conseguir quebrar tudo e encontrar o alvo, ou não conseguir encontrar enxergando através das coisas, mesmo assim ele pode ouvir à grandes distâncias a voz e possivelmente a respiração de alguém. Com a super-audição ele também consegue ouvir sons abaixo da faixa de frequência captada por seres humanos, como um cachorro!

Bem, é isso, todos esses poderes são usados para combater freaks (pessoas afetadas por meteoros), aliens, entidades cósmicas, humanos inescrupulosos e todo tipo de inimigo bizarro. Você pode se questionar se não são chatas as histórias de um personagem tão overpower, mas ele tem dois grandes defeitos o senso de justiça que faz ele trocar uma idéia racional por uma cagada, e tem a kryptonita, apesar de tão poderoso ele pode ser vencido por uma simples pedrinha. Se você tiver em sua posse uma dessas pedras de meteoro que são do próprio planeta Krypton, o superman fica sem poderes e fraquinho igual um velho reumático. Ele usa a identidade secreta clark kent, quando é superman não usa máscara e mesmo assim ninguém o reconhece, coisas estranhas. Os poderes de super-visão e super-audição as vezes são chamados de super-sentidos e são apresentados todos juntos mais um super-olfato que nunca vi o Superman usar. Ele certamente tem uma grande longevidade e não sofre efeitos de envelhecimento como humanos normais, ou seja, nada de ficar gagá, com alzheimer ou parkinson para o nosso amigo de krypton. Mas nunca foi dito em lugar algum se ele era imortal, é possível que seja só demora a envelhecer mesmo.

Enfim, isto é tudo que eu tenho a dizer sobre isso. Nos vemos no próximo post, camaradas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails